19 Set 2014

   
O que é Artrose e "Bicos de Papagaio ?"

Brasil Medicina.com

Quais são os sintomas ?
O sintoma predominante na artrose é a dor, podendo ter localização variável, consoante a articulação afetada. Ela representa, em regra, um inicio progressivo e, na sua forma mais característica, é causada principal ou até exclusivamente pelo movimento ou uso excessivo da articulação, acabando o repouso por resolver o problema.
No entanto alguns doentes poderão sentir dores mesmo em repouso, sendo normal observar-se igualmente um aumento da dor após longos períodos de repouso. a pessoa tem , por exemplo, alguma dificuldade em levantar-se depois de ter estado sentada bastante tempo, situação que surge acompanhada de rigidez articular ( articulação presa ) e que cede em alguns minutos , após o movimento.
A dor localiza-se em torno da articulação atingida, podendo, por vezes , ser sentida a alguma distância. Por exemplo, a artrose da anca pode determinar dor na nádega, na coxa ou mesmo na proximidade do joelho ( 10 % destes doentes , apenas sentem dôr no joelho ). A dificuldade sentida em subir ou descer escadas é particularmente vulgar na artrose do joelho. A artrose da coluna é uma das causas mais comuns de dor no pescoço ou nas costas .
A dor articular leva o doente a evitar o uso da articulação, daqui resultando um enfraquecimento dos músculos que, por conduzir a maior instabilidade, contribui para o agravamento progressivo da situação ( deformação ).
Note-se que as articulações mais superficiais , como os joelhos e os dedos , podem apresentar deformação causada quer por inflamação e derrame de liquido na articulação, quer pelos osteófitos , estes últimos especialmente notórios nas articulações das mãos , originando muitas vezes uma sensação de calor articular.Com o tempo, a articulação poderá mostrar limitação de movimentos , mesmo na aus ência de dor.
No entanto muitos doentes não referem quaisquer destes sintomas apesar das radiografias revelarem artrose avançada das suas articulações .

Como é feito o diagnóstico ?
No diagnóstico da artrose são tidos em linha de conta os sintomas referidos pelo doente, com destaque para as características , duração e localização da dor. Se o exame clinico das articulações afetadas não for suficiente, certos meios auxiliares de diagnóstico, como as radiografias e o TAC, podem revelar nos ossos e articulações , alterações típicas da doença.

Como é feito o tratamento ?
Está profundamente errado o entendimento de que para artrose e o sofrimento que lhe está associado, sendo uma consequência inevitável da idade, nada há a fazer para além de suportar as dores .
Não existem tratamentos que permitam parar ou inverter uma situação de artrose. No entanto, é poss ível diminuir a dor e a rigidez das articulações , bem como melhorar os movimentos e a capacidade geral do indivíduo, proporcionando uma superior qualidade de vida. Novos medicamentos , provavelmente capazes de atrasar ou parar o agravamento da artrose, estão atualmente em investigação.
Estão atualmente em desenvolvimento novos medicamentos que encerram grande esperança de vir a desempenhar um papel decisivo na melhoria dos doentes artrósicos e mesmo na prevenção do agravamento da destruição articular e suas consequências .
O tratamento deverá ser adaptado a cada caso particular, dependendo da gravidade da situação, articulações afetadas , natureza dos sintomas , idade, ocupação e atividades diárias . A colaboração informada dos doentes é uma condição essencial ao sucesso do programa terapêutico.
É verdade que não dispomos de cura para esta doença mas , com a ajuda dos doentes e o recurso criterioso aos meios de tratamento disponíveis , o especialista pode dar uma ajuda decisiva para a melhoria do estado funcional dos doentes e da sua qualidade de vida. Sem dúvida que vale a pena tratar a artrose.
Proteção articular
Consiste em evitar que as articulações atingidas sejam sujeitas a esforços excessivos , capazes de aumentar a dor ou agravar a doença. O doente poderá aprender a executar tarefas correntes de uma forma mais tolerável e adequada. O emprego de talas de apoio ou de bengala poderá ser, por vezes , extremamente benéfico, sendo importante o uso de uma postura correta no trabalho e no lazer, bem como de determinados tipos de cadeira e de colchão, devendo procurar manter-se o peso ideal.

Exercícios Físicos
Um programa de exercício físico regular é fundamental no controlo da artrose. Sem ele, as articulações tendem a ficar mais dolorosas e rígidas , os músculos mais fracos e a situação do doente agrava-se progressivamente. O programa de exercícios deve ser adaptado a cada caso particular. Sugere-se por vezes , um tratamento de fisioterapia, no qual o ensino do doente constitui um elemento essencial.

Aplicação de calor e frio
são formas eficazes de diminuir a dor e a rigidez, ainda que temporariamente. Um banho quente pela manhã poderá melhorar significativamente o sofrimento e existem formas muito variadas de aplicar calor em áreas dolorosas . A aplicação de frio ajuda a diminuir a sensibilidade local.

Constitui um elemento da maior importância , já que o peso excessivo determina um esforço adicional das articulações atingidas .

Medicamentos
Existe uma grande variedade de medicamentos capazes de aliviar os sintomas da artrose , o que faz com que, nalguns casos , seja preciso tentar vários até se identificar o mais eficaz. Os analgésicos simples s ão, em muitos casos , suficientes para garantir um alivio eficaz e são geralmente bem tolerados . Os anti-inflamatórios s ão, por vezes , necess ários , embora acarretem riscos maiores do que os analgésicos , sobretudo para o estômago. Ajudam a reduzir a dor, a rigidez e o inchaço das articulações . Dependendo da situação, poderá ser indicada uma toma regular, ou , consoante for necess ário. Alguns medicamentos disponíveis em Portugal, ditos de ação lenta, têm a capacidade de diminuir as dores de forma mais prolongada. são particularmente indicados na artrose, embora não seja ainda clara a sua capacidade de evitar a evolução da doença. Os derivados da cortisona, administrados por via geral não têm indicação na artrose. Contudo, a injeção de alguns destes produtos ( efetuada exclusivamente por um médico especialista ) dentro da articulação, ou em estruturas dolorosas na sua vizinhança ( infiltrações ) , pode revelar-se extremamente eficaz na melhoria de dores muito incapacitantes .

Cirurgia
No tratamento da artrose avançada, a cirurgia constitui, indiscutivelmente, um dos mais compensadores avanços da Ortopedia moderna.

Voltar
 

 

 
Copyright © 2001-2014
Textos com reprodução autorizada
desde que citada a fonte

Quem somos  |  Nosso Staff Médico  |  Pesquisa de Opinião  |  Monitoramento via Web
Editorial da semana  |  Conteúdo em destaque  |  Notícia em foco  |  Ponto de vista