3 Set 2014

   
Etapas da Gestação

Brasil Medicina.com

Décima terceira semana

Sintomas como irritabilidade e enjôos matinais tendem a diminuir. A ansiedade também é menor, uma vez que o risco de aborto natural se reduz nessa fase. Quanto ao seu bebê, o desenvolvimento prossegue acelerado – é o início de uma fase em que o feto começa a copiar algumas funções . Uma delas é o movimento de respiração, no qual o neném aspira pequenas quantidades de líquido amniótico, excretando-o posteriormente como urina. Com a placenta bem desenvolvida, ela começa a produzir progesterona e estriol, hormônios vitais para manter a gravidez (antes , isso era feito pelo próprio ovário). Seu pequeno filho tem aproximadamente de 66 a 78 mm de comprimento e pesa em torno de 14 a 20 gramas .

Décima quarta semana

Prepare-se para o melhor período da gestação, quando você se sentirá mais disposta e estará com a barriga proeminente. Em seu bebê, as bochechas e o nariz começam a aparecer, os olhinhos se fecham e a glândula tireóide produz hormônios . Caso o seu bebê seja menino, a próstata se desenvolve; se for uma garotinha, os ovários descem do abdômen até a pelve. O principal acontecimento dessa fase é o surgimento da lanugem, uma pelugem que cresce por quase todo o bebê e que tem como função preservar, na cútis , o revestimento encerado (espécie de verniz que o bebê vai secretar nos últimos meses , a fim de proteger a pele). Com peso estimado em 25 gramas , seu bebê mede em torno de 80 a 93 mm.

Décima quinta semana

As roupas antigas já não servem. Mas o importante mesmo é que, se você tocar cerca de 7,5 cm abaixo do seu umbigo, será capaz de sentir o útero e o que ele carrega. Com uma pele fina e translúcida, seu bebê já tem cabelos e sobrancelhas . Ele está mais móvel e flexível, já pode movimentar os braços , do ombro ao pulso. Os ossos desenvolvem medula (o "recheio", importante para a geração das células do sangue). Agora o seu filhinho tem em torno de 50 gramas de peso e mede aproximadamente de 93 a 103 mm.

Décima sexta semana

O feto está completamente formado. Começa uma fase muito especial, em que ele se prepara para crescer e ter uma vida independente. É um período importante para a realização de exames como a amniocentese (análise do líquido amniótico para detecção de anomalias ). Quanto ao seu bebê, ele já mantém a cabeça ereta e está numa fase na qual os músculos faciais estão em desenvolvimento, permitindo realizar leves caretas como franzir as sobrancelhas . Na mãe, as glândulas lactíferas começam a produzir leite, deixando a mama mais sens ível e provocando aumento de tamanho. A corrente sangüínea para o seio aumenta, fazendo com que as veias se tornem vis íveis . Esse é o momento ideal para saber mais sobre a importância da amamentação e os detalhes do processo.

Décima s étima semana

Esteja preparada para pequenos sangramentos no nariz, o que é perfeitamente normal. Para atender às necessidades do bebê, o coração da mãe cresce cerca de 40%, causando um aumento no volume de sangue, respons ável pela press ão nos pequenos vasos . As gengivas também estarão sens íveis . Quanto ao bebê, ele está com cerca de 11 a 12 cm de comprimento e com peso em torno de 100 gramas . A placenta está acompanhando o crescimento do bebê. Nesta semana, uma gordura castanha – que possui um papel importante na preservação do calor do corpo da criança – se desenvolve. A pele do pequenino continua translúcida e ainda sem gordura subcutânea.

Décima oitava semana

Os primeiros movimentos do bebê, geralmente, começam nessa semana. O seu pequenino está com cerca de 150 gramas e com aproximadamente de 12,5 a 14 cm de comprimento. Mais sens ível ao mundo exterior, ele se comunica com você e com o pai através de chutes e cotoveladas . Como já é capaz de escutar, está num processo de adaptação ao som do sangue circulando pelo cordão umbilical. As retinas se tornam sens íveis à luz e, como se sente ativo, seu filho adota uma s érie de posições no útero: senta de pernas cruzadas , reclina, dá uma cambalhota.

Décima nona semana

O bebê se mexe cada vez mais . Seu útero está maior e é provável que isso cause incômodo na hora de dormir. A posição mais confortável para deitar é de lado, com um travesseiro sob a barriga e outro entre as pernas . o bebê tem cerca de 200 gramas de peso e, aproximadamente, de 13 a 15 cm de comprimento. Seu cérebro continua a crescer e é um dos primeiros órgãos a aparecer. Nas últimas semanas os neurônios motores e nervos conectam os músculos ao cérebro. Resultado: agora os movimentos do bebê são conscientemente dirigidos . Os botões dentários (dentes permanentes ) começam a se desenvolver. Os membros atingem proporção relativa e os pés têm aproximadamente 2,5 cm de comprimento.

Vigésima semana

Você estará se sentindo bem, a cintura se expandiu e seu útero empurra a barriga para fora. Nessa semana, os seios talvez iniciem a produção de colostro, uma substância turva e rala fundamental para o seu bebê nos primeiros dias de amamentação. Seu filho está com aproximadamente 260 gramas e de 14 a 20 cm de comprimento. As glândulas sebáceas secretam uma substância chamada verniz ciseoso, proteção vital para a pele frágil e sempre imersa no líquido amniótico. Os batimentos cardíacos já podem ser escutados e o couro cabeludo, assim como as unhas dos pés , se forma.

Vigésima primeira semana

Seu apetite aumentou consideravelmente. Isso ocorre porque o seu metabolismo necessita de suprimentos extras . Entretanto, nada de alimentos gordurosos e não-saudáveis . O excesso de doces também deve ser evitado. Quanto ao seu bebê, ele já tem um número elevado de glóbulos vermelhos no sangue. Começa, então, a produção de os glóbulos brancos , respons áveis pela defesa imunológica do organismo. Avançado o suficiente para absorver água e açúcar do líquido anmiótico, o sistema digestivo está em plena ação. As papilas gustativas se formam; o intestino grosso já funciona. As pálpebras , apesar de já funcionais , ainda estão grudadas , mas as sobrancelhas do bebê já podem ser vistas . O seu bebê está com cerca de 28 cm de comprimento e com peso em torno de 300 gramas .

Vigésima segunda semana

O volume de sangue que circula no seu corpo é maior. Esse aumento acontece na forma de plasma, parte líquida do sangue, resultando na chamada anemia fisiológica da gravidez. Seu médico vai checar se você está consumindo ferro o suficiente para evitar uma anemia grave. O seu bebê tem cerca de 29 cm e pesa em torno de 320 gramas . Desenvolveu todo o estoque de neurônios com que nascerá. Através do tato, aprende um pouco sobre o corpo dele e o que o cerca. Essa é a prova do desenvolvimento de sua sensibilidade e de seus sentidos . Ele pode mexer os braços e sentir o rosto. Sem dúvida nenhuma, seu bebê está num processo de descobrimento intenso. As pequenas unhas das mãos estão totalmente crescidas .

Vigésima terceira semana

Contrações conhecidas como de Braxton Hicks devem se iniciar nesta fase. Irregulares , são apenas uma espécie de treinamento do útero para a hora do parto. Não se preocupe, pois o feto não se machucará. A gordura que se deposita no seu bebê o torna vermelho e enrugado. Além disso, a pele está sendo produzida mais velozmente do que a gordura subcutânea e a vermelhidão resulta do início da pigmentação da pele, que a torna menos translúcida. O pequeno faz movimentos vigorosos e continua a engolir líquido amniótico. É daí que extrai suprimento de nutrientes importante para o seu desenvolvimento: é o complemento da alimentação recebida através da placenta. Ao engolir o líquido, muitas vezes seu bebê pode começar a soluçar, e você poderá senti-lo "pulando" na barriga. Agora, ele está com aproximadamente 30 cm de comprimento e seu peso varia de 320 a 745 gramas .

Vigésima quarta semana

A transpiração constante e abundante pode estar lhe incomodando. Saiba que isto é normal. Quanto ao seu bebê, ele tem agora aproximadamente 31 cm e pesa, no mínimo, 570 gramas . Seu rostinho está praticamente formado e os olhinhos estão juntos na frente do rosto. Hoje, a sua aparência é muito próxima da que ele terá no nascimento. Preenche todo o útero, pode dar mais cambalhotas , tem cílios desenvolvidos e seu cabelo continua a crescer. A consciência do mundo externo aumenta consideravelmente.

Vigésima quinta semana

Com o útero do tamanho aproximado de uma bola de futebol, você estará sentido os resultados dos "empurrões " que seu filho está dando no diafragma, nas costelas e no estômago. É provável que nesse período você sinta um pouco de azia após as refeições . Isso acontece porque diminui a velocidade de esvaziamento do seu estômago e a press ão sobre ele indica que você está mais propensa a liberar ácido no es ôfago.

Na próxima consulta pré-natal, seu médico escutará o coraçãozinho do bebê. Agora, a diferenciação sexual também estará se completando. Alguns bebês , mais habilidosos , abrem e fecham as mãos . Os chutes e socos indicarão a você quando o pequeno está mais ativo e quando está descansando. Nessa fase ele tem aproximadamente 32 cm e pesa em torno de 700 gramas .


Vigésima sexta semana

Você está mais pesada e propensa às dores causadas pelos movimentos do bebê. Procure descansar o máximo poss ível e providenciar massagens relaxantes , seja recorrendo a um profissional ou ao seu marido. O bebê está com aproximadamente 33 cm e pesa entre 685 e 1.360 gramas . As pálpebras devem abrir nesta semana e ele já tem sobrancelhas . É poss ível que ainda esteja magro, mas isso mudará até o nascimento. A pele ainda está enrugada e vermelha e ele deve ter os olhos azuis , cor característica da íris durante a gestação.

Vigésima s étima semana

Comece a discutir com o seu médico sobre os tipos de parto. Sua taxa de colesterol aumentou mas isso não deve ser motivo de preocupação, mas de cuidado. Apesar de faltarem 13 semanas para o nascimento, se por acaso ocorrer parto prematuro o seu bebê tem 85% de chance de sobreviver. Agora, ele tem 34 cm aproximados e pesa entre 770 e 1.435 gramas . Hoje, a criança está com a mesma aparência que terá na época do seu nascimento


Vigésima oitava semana

Faltam três meses para o parto! Durante a etapa final é aconselhável continuar investindo numa alimentação saudável, capaz de combater problemas como azia, indigestão e cãibras . Seu bebê está com aproximadamente 35 cm e pesa entre 860 e 1.550 gramas . No cérebro do pequeno estão se desenvolvendo as dobras e os vincos e a quantidade de tecido está aumentando consideravelmente. Os cabelos estão mais compridos e a deposição de gordura prossegue. Não se preocupe se a posição do bebê não é a indicada para o parto, pois ele ainda se movimentará.

Vigésima nona semana

Seu útero está maior e exerce press ão nos demais órgãos internos , como a bexiga. Vem daí a necessidade de urinar freqüentemente. O colostro continua sendo produzido, o que é ótimo, já que é o primeiro alimento do bebê ao nascer. Seu filho está com 36 cm e pesa entre 960 e 1.690 gramas .

Trigésima semana

Esta semana marca o início de um período no qual uma boa postura é imprescindível, esteja você em pé ou sentada. Ao dormir, procure posições confortáveis e use sempre travesseiros . Seu bebê está com aproximadamente 37 cm e pesa entre 1.060 e 1.540 gramas . Ele pode sentir a massagem que você e seu marido fazem na barriga. Ao sentir as contrações de Braxton Hicks , utilize essas massagens para acalmar seu bebê. Ele está protegido pelo líquido amniótico, sua respiração é ritmada e ele continua engordando.

Trigésima primeira semana

O ideal é que, nesta fase, você tenha ganho até 7 quilos . Converse com seu médico sobre isso e continue com uma alimentação saudável. Seu bebê está com aproximadamente 38 cm e pesa entre 1.170 e 2.030 gramas . Quase 500 ml de sangue correm nas veias do pequeno bebê. O sangue da mãe nunca se mistura ao do filho, sendo separados na placenta por uma fina parede – a barreira placentária – através da qual água, excrementos e nutrientes são trocados .

Trigésima segunda semana

Descansar ao máximo é a melhor indicação para esta semana. A falta de ar e a vontade freqüente de urinar continuam incomodando – o bebê, à medida em que cresce, vai pressionando os órgãos internos da mãe. Nesta fase, o ganho de peso passa a diminuir e o ideal é cortar tudo o que engorda, caso a mãe esteja muito acima do peso indicado pelo médico. Seu bebê agora já sabe diferenciar o claro do escuro e sua audição já o conecta com o mundo exterior. A voz da mãe é familiar e o constante barulho da digestão e do fluxo sanguíneo também. É poss ível que já esteja de cabeça para baixo, na posição do parto. Neste período, a criança tem aproximadamente 39 cm e pesa entre 1.290 e 2.280 gramas .

VoltarAvançar
 

 

 
Copyright © 2001-2014
Textos com reprodução autorizada
desde que citada a fonte

Quem somos  |  Nosso Staff Médico  |  Pesquisa de Opinião  |  Monitoramento via Web
Editorial da semana  |  Conteúdo em destaque  |  Notícia em foco  |  Ponto de vista