23 Abr 2014

   
O que é Asma
Prof. Dr. Elie Fiss


Como é feito o tratamento da asma?

Através de dois tipos de medicamentos : broncodilatadores ou de alívio, e preventivos ou anti-inflamatórios . Estes medicamentos devem sempre ser indicados e orientados por médico, devido as complicações que podem ocorrer do seu uso inadequado

O que são medicamentos broncodiltadores ?
São drogas usadas para alívio dos sintomas , como tosse, chiado ou falta de ar. Elas agem relaxando a musculatura brônquica e provocando a dilatação dos brônquios . Os prioncipais medicamentos são: salbutamol (Aerolin, Aeroclenil), fenoterol (Berotec), terbutalina (Bricanyl), xantina (Aminofilina, Teofilina) e o brometro de ipatrópio (Atrovent).

Os remédios broncodilatadores fazem mal para o coração?
Não, desde que usados em doses adequadas não fazem mal para o coração. Podem ser usados , inclusive, em crianças com problemas no coração (cardiopatas ). O que, na verdade, ocorre é uma taquicardia (o coração bate mais rápido) com o uso dessas drogas , considerada como efeito colateral mínimo e suportável que cessa com a suspensão do remédio, ou quando o organismo se acostuma com o medicamento. Estes remédios não causam dependência.

O que são medicamentos preventivos ?
São drogas que tratam a causa da asma, combatem a inflamação e previnem o aparecimento dos sintomas . Seus efeitos somente aparecerão se forem usados de maneira regular e por muito tempo. Nos preventivos , inclui o cromoglicato de sódio (Intal), nedocromil (Tilade), e beclometasona (Beclosol, Aldecina, Clemil Forte). O cetotifeno (Asmen, Zaditen) tem efeito preventivo discutível.

Quais os efeitos colaterias da cortisona ou corticóides ?
Os corticóides (Prednisona, Meticorten) são medicamentos muito úteis na asma severa, ataques muito intensos , nos casos rebeldes aos tratamentos convencionais e no tratamento peventivo. Entretanto, apresentam muitos efeitos colaterais importantes quando usados por muito tempo e por via oral. Estes efeitos incluem: diminuição do crescimento, aumento de pelos no corpo, pressão alta, edema (inchaço) no corpo , pele fina, dor de cabeça e fraturas débeis . Estes efeitos são, raramente observados em pequenas doses , em curto período de tempo ou quando usados por via inalatória.

Porque preferir usar o aerossol ou spray?
O aerossol permite que a droga seja administrada diretamente no pulmão. Desta forma, sua ação é mais rápida e sua dosagem é muito menor (uma colher de chá de Aerolin xarope equivale a 20 jatos de aerolin spray). Isto faz com que seus efeitos colaterais sejam menores . Não causa também dependência, podendo ser usado por muito tempo com segurança.

Quando se recomenda vacina para asma?
Praticamente nunca, pois elas não oferecem bons resultados e além disso podem desencadar crises em crianças muito sensíveis . Entretanto, alguns alergistas acreditam que elas funcionem e recomendam para alguns casos de asma grave que não vem sendo controlada com medicação convencional.

Os remédios da homeopatia devem ser usados na asma?
Não, não devem ser usados , pois trazem risco de vida para às crianças , principalmente quando a mesma tiver crise. Atualmente, já existem medicamentos preventivos e curativos que trazem excelentes benefícios para à criança, sem necessidade de usar nedicamentos de ação duvidosa.

Voltar
 
Copyright © 2001-2014
Textos com reprodução autorizada
desde que citada a fonte

Quem somos  |  Nosso Staff Médico  |  Pesquisa de Opinião  |  Monitoramento via Web
Editorial da semana  |  Conteúdo em destaque  |  Notícia em foco  |  Ponto de vista