2 Out 2014

   
O que são Infecções Respiratórias Agudas
Prof. Dr. Elie Fiss


O que são Infecções Respiratórias Agudas ?

São infecções que acometem às vias respiratórias da pessoa, que se manifestam até sete dias . Podem ser do trato respiratório superior (amigdalite, otite, rinofaringite, sinusite) ou inferior (pneumonia, bronquiolite).

O que causa às infecções respiratórias agudas ?
As infecções respiratórias são causadas principalmente por vírus ou bactérias . Os vírus são responsáveis pelo resfriado comum (gripe) e alguns tipos de pneumonia. As bactérias , geralmente são mais graves e podem infectar o trato superior (sinusite) como o inferior (pneumonia).

Quais são os fatores de risco para infecção respiratória aguda?
As crianças cujos pais têm baixa renda familiar, possuem baixo nível de escolaridade (principalmente à mãe), são fumantes , vivem em locais com aglomeração familiar têm maior risco de adquirir infecção respiratória aguda. Outros fatores que aumentam o risco são: falta de aleitamento materno antes dos seis meses de idade, desmame inadequado, baixo peso ao nascer e desnutrição.

Porque a fumaça de cigarro faz tanto mal?
O cigarro é muito nocivo porque contém milhares de substâncias tóxicas que lesam o pulmão e outras partes do corpo. Quando à mãe fuma durante a gravidez aumenta o risco da criança nascer com baixo peso, que é um dos fatores de risco. Quando fuma depois , passa as substâncias tóxicas para à criança que passa a ser um fumante passivo. Já está provado que seus filhos têm mais pneumonia, bronquiolite, asma, otite, sinusite e amigdalite. Por isso, que é fundamental não fumar dentro de casa ou perto de crianças .

Como se manifesta o resfriado comum (gripe)?
Se caracteriza por sintomas nasais como rinorréia (nariz escorrendo), obstrução nasal (nariz entupido), algumas vezes com sintomas amigdalianos (dor de garganta), acompanhadas por mal-estar geral e febre. Tem curso auto-limitado, ou seja os sintomas desaparecem espontâneamente após 3 ou 4 dias de evolução, mesmo sem uso de medicação.

Quais os cuidados que se deve ter com um resfriado comum?
Os cuidados são para dar um suporte ou alívio à criança, sem necessidade de usar antibióticos ou anti-inflamatórios . É importante oferecer muito líquido às crianças , limpar adequadamente as fossas nasais através de soro fisiológico três a quatro vezes ao dia ou sempre que necessário, e combater a febre com antitérmicos (tylenol ou novalgina). A criança deve receber alimentação normal ou amamentar com frequência. É importante lembrar que o resfriado vai melhorar naturalmente, sem necessidade de usar remédios para parar à tosse (tussiflex) ou antibióticos

Como suspeitar de pneumonia em crianças pequenas ?
Em crianças menores de dois meses (lactentes ) com tosse ou dificuldade para respirar deve -se suspeitar de pneumonia quando esta apresenta taquipnéia (respiração rápida) com frequência respiratória (movimento do tórax) maior que 50 vezes por minuto ou tiragem (depressão na base da costela). Toda pneumonia nesta faixa etária é considerada grave e deve-se procurar urgentemente o médico para tratar.

Quais são sinais de perigo em crianças pequenas ?
A criança que deixou de alimentar-se, teve convulsões (tremores no corpo), está anormalmente sonolenta, tem febre ou temperatura baixa apresenta uma doença muito grave e os pais precisam procurar o médico urgentemente para ser internada e tratada.

Como suspeitar de pneumonia em crianças maiores ?
Em crianças maiores , de 2 meses até cinco anos , deve-se suspeitar quando a criança apresenta taquipnéia (respiração rápida) com frequência respiratória (movimento do tórax) maior que 40 vezes por minuto. Se não tem tiragem (depressão na base da costela) deve ser considerada somente como tendo pneumonia e se apresenta tiragem como pneumonia grave.

Como deve ser tratada à criança com pneumonia?
As crianças pequenas (lactentes ) sempre devem ser internadas , pois o risco de morrer é grande. Nas crianças maiores o tratamento pode ser feito em casa se tiverem somente pneumonia ou hospitalar (internada) se tiverem pneumonia grave.

Como é feito o tratamento para pneumonia?
É feito à base de antibióticos que podem ser injetáveis ou orais , os quais devem ser prescritos somente por médicos . Nos locais onde não há médico pode ser dado por profissional de saúde devidamente capacitado para evitar a mortalidade. Existem muitos antibióticos que podem ser usados (penicilina, amoxacilina, eritromicina, cefalosporina, etc).

Qual o principal objetivo do tratamento de pneumonia?
O principal objetivo do tratamento é que a criança fique curada e volte a ter uma vida completamente NORMAL.

Qual a deve ser a atitude frente à uma infecção respiratória aguda?
A principal atitude dos pais é saber diferenciar um resfriado comum de uma pneumonia. Procurar manter-se seguro para tomar decisões certas , como quando levar à criança ao médico o mais breve possível para evitar às complicações , ou quando não levar nos casos de resfriado comum. Quando à criança não melhora ou piorar e se apresenta taquipnéia (respiração rápida) deve-se levá-la ao médico.

Existe vacina para infecção respiratória aguda?
Sim, existem vacinas para alguns dos agentes etiológicos que causam infecção respiratória aguda (H. influenzae, s . pneumonia, B. pertussis ). Infelizmente, essas vacinas são muito caras o que limita o seu uso para casos especiais (crianças imunodeprimidas ). A vacina contra coqueluche já faz parte do calendário vacinal normal.

Os remédios homeopáticos devem ser usados para tratar IRA?
Não, não existem evidências científicas que tais remédios dão resultado no tratamento de infecções respiratórias agudas , principalmente para pneumonias . Atualmente, já existem normas padronizadas científicas que deram muito resultado no tratamento de pneumonias sem uso de medicações homeopáticas .

 
Copyright © 2001-2014
Textos com reprodução autorizada
desde que citada a fonte

Quem somos  |  Nosso Staff Médico  |  Pesquisa de Opinião  |  Monitoramento via Web
Editorial da semana  |  Conteúdo em destaque  |  Notícia em foco  |  Ponto de vista